Nesta data histórica, a ASFCEE ressalta a importância de refletirmos não apenas sobre os fatos, mas também sobre as representações que moldaram nosso imaginário coletivo.
A célebre pintura “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, embora simbólica, apresenta uma visão idealizada do momento da declaração da Independência. Compreender esse contexto é essencial para fortalecermos uma educação crítica, consciente e alinhada aos valores democráticos.
Reafirmamos nosso compromisso com a valorização da história, da cultura e da formação cidadã como pilares de uma sociedade mais justa e informada.
Juntos, somos mais fortes!
#DescriçãodeImagem: A arte tem um fundo verde esmaecido que traz ao centro a clássica pintura do “Grito do Ipiranga”, com Dom Pedro I sobre um cavalo, rodeado por soldados. No topo esquerdo está escrito “07 de Setembro”. Abaixo, em letras brancas, lê-se: “Dia da Independência do Brasil”. O texto explica que a pintura de Pedro Américo é uma representação idealizada do momento histórico. Na parte inferior, aparece o logotipo da ASFCEE com o contorno do mapa do Brasil.